Lagoa de Jacarepiá, em Vilatur
A natureza nos privilegiou com uma raridade: uma lagoa de água doce próxima ao mar.
A lagoa de Jacarepiám, ou Jucurupiá como era chamada antigamente, acha-se a 4 km a leste da lagoa de Saquarema. Sua bacia é delimitada por colinas baixas, de altitudes entre 25 m e 56m, dos quais se destacam os morros do Carmo, Comum, Chumbinho, Juquinha, da Fazendinha, dos Cardosos e Ponto da Roça.
A lagoa é alimentada por cursos de água pequenos, sendo a maioria intermitente, e por via subterrânea. O principal afluente é o rio Fazendinha, que drena a parte nordeste da bacia. Todos os riachos afluentes deságuam nos brejos que cercam a lagoa, que hoje se encontram reduzidos pelas obras de drenagem.
Em mapa elaborado pelo IBGE com base em fotografias aéreas tomadas em 1956, a lagoa de Jacarepiá aparece com 1,5 km de comprimento e 1,3km de largura, apresentando um formato irregular e sendo cercada por amplos brejos. A oeste, o brejo chamado de Jacarepiá se estendia por mais de 2 km além da orla da lagoa. Ao norte e a leste, a faixa de brejo alcançava 500 e 600m de largura, respectivamente. É provável que o formato e a área da lagoa de Jacarepiá variassem bastante ao longo do ano, consoante a quantidade de chuvas. A foto que deu origem ao mapa flagrou apenas um momento.
Fonte: Mapa do IBGE
Consiste em uma lagoa de água doce, próxima ao mar, sendo a única lagoa de água doce da Região dos Lagos. Seu entorno apresenta uma vegetação arbustiva baixa, onde são encontradas algumas espécies raras e outras já em processo de extinção (orquídeas, bromélias, begônias, canela, imbui-pimenta, gravata). A fauna local também preserva alguns animais em extinção como lontras e jacarés de papo amarelo. É um santuário ecológico, com variedades de peixes e animais silvestres.
- Como chegar: Veja o mapa aqui.