História de Vilatur

Vilatur é um bairro litorâneo pertencente ao primeiro distrito do município de Saquarema, na região dos lagos do Estado do Rio de Janeiro. Está situado entre a Lagoa de Jacarepiá e a Praia de Massambaba.

VilaturonlineFoi criado no início dá década de 1980, sendo considerado na época um dos maiores empreendimentos imobiliário da região no período imediato após a inauguração da Ponte Rio-Niterói. Destacava-se pelo excelente traçado de suas ruas e longas avenidas, formadas por lotes de 600 a 900 m², com praças e espaços para implantação de serviços públicos.

Devido ao seu isolamento geo-demográfico, o bairro vem ensejando certa qualidade de vida para seus moradores que apreciam a convivência com a natureza e praias despoluídas. Possui ainda uma lagoa de água morna junto a uma reserva ecológica de grande expressão florística, perfazendo um conjunto de grande beleza paisagística. Apesar de nem todas as ruas estarem ainda urbanizadas, o bairro já se afirmou com uma auto suficiência na maioria do comércio básico. Continuamente vêm sendo implantados novos serviços, aumentando a comodidade de seus moradores.

O sossego do bairro só é quebrado com a chegada do verão, quando sua população tende a dobrar. Mas nem por isso seus moradores fixos reclamam, afinal a região dos lagos fluminense é mantida economicamente pelos turistas que nessa época do ano lotam as pousadas e incrementam o comércio de um modo geral.

Depois da praia, a Reserva Ecológica e a Lagoa de Jacarepiá são outros dois grandes atrativos de Vilatur que já nasceu com a vocação para empreendimentos ambientalistas, visto estar situado no bairro o horto e a sede da extinta ADEJA (ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DE JACAREPIÁ), local onde a entidade realizava diversos trabalhos de caráter educacional e preservacionista. Outro ponto de destaque é a Lagoa Vermelha. Situada ao leste do bairro, é considerada como fonte de energia para o banho medicinal devido sua alta concentração salina (em torno de 104 ppm) e a presença de hidrogênio sulfuroso, preconizados no tratamento de doenças de pele e reumáticas.

No passado geológico mais recente, a Lagoa Vermelha mantinha contato com o mar durante o período das ressacas. Até hoje é possível verificar as evidências.

Situada entre as lagoas Vermelha e de Jacarepiá, a Lagoa de Jaconé Pequeno possui águas salgadas, sendo envolta pela vegetação de restinga. Seu acesso é feito através de uma trilha de caminhada leve, a partir de Vilatur. Veja o mapa aqui.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Deixe uma resposta