Em 21 de Abril, clubes de veículos off-road promoverão limpeza de praias na Região dos Lagos (RJ)

No dia 21 de abril de 2024, um evento extraordinário ocorrerá em Praia Seca: vários grupos de entusiastas de veículos fora de estrada, incluindo jipes, 4×4, buggys, aranhas e outros, se unirão em uma iniciativa de apoio ao meio ambiente em colaboração com o Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA). Esta operação não apenas visa a limpeza das praias, mas também a conscientização dos frequentadores sobre a importância da preservação da fauna e da flora. Na oportunidade, serão distribuídos adesivos de conscientização e sacos de lixo para os frequentadores.

Este evento marca um passo significativo na conscientização ambiental por parte dos amantes de veículos fora de estrada, mostrando que é possível unir o prazer da aventura com a responsabilidade ambiental.

O ponto de encontro será na APA de Massambaba, situada em Praia Seca (Araruama/RJ) às 09:00 horas. A APA fica localizada na RJ-102 – Ponta do Capim, Araruama – RJ, 28970-000 – Telefone: (22) 2661-2720. Veja o mapa abaixo:

Objetivos da Operação

  • Limpeza das praias de Praia Seca: Os participantes se comprometem a remover resíduos e lixo das praias, incluindo plásticos, vidros, metais e outros detritos, contribuindo para a preservação dos ecossistemas marinhos e para a segurança dos banhistas.
  • Conscientização Ambiental: Além da limpeza, os grupos estarão disponíveis para fornecer informações e educar os frequentadores sobre a importância de manter as praias limpas e proteger o meio ambiente marinho. Serão distribuídos materiais informativos e realizadas atividades interativas para sensibilizar o público sobre questões ambientais.

Parceria com o INEA

O Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA) desempenha um papel fundamental nesta operação, fornecendo orientação técnica, apoio logístico e supervisão para garantir que as atividades estejam alinhadas com as diretrizes de conservação ambiental. A parceria entre os grupos de veículos fora de estrada e o INEA demonstra o compromisso conjunto com a proteção do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais. O INEA de Praia Seca é uma unidade de conservação que está dentro do Parque Estadual da Costa do Sol e APA de Massambaba.

Participação e Envolvimento da Comunidade

Além dos grupos organizadores, a participação da comunidade local e de outros voluntários é fundamental para o sucesso desta operação. Todos são convidados a se juntarem a nós neste dia especial, contribuindo com seu tempo e esforço para tornar nossas praias mais limpas e saudáveis para as gerações futuras.

Conclusão

A iniciativa de limpeza dos mares em Praia Seca, liderada pelos grupos de veículos fora de estrada em parceria com o INEA, é um exemplo inspirador de como a comunidade pode se unir para proteger o meio ambiente e promover a conscientização ambiental. Ao unir a paixão pela aventura com a responsabilidade ambiental, estamos dando um passo importante em direção a um futuro mais sustentável e saudável para todos. Venha fazer parte deste movimento e junte-se a nós nesta emocionante jornada de preservação ambiental!

Author: admin