Obra embargada em Vilatur (parque estadual de Saquarema) pode ser liberada.

A obra foi iniciada em novembro de 2020. Foto: Leonardo Barboza

As obras de drenagem e pavimentação na Estrada dos Cajueiros, no bairro Vilatur, em Saquarema, poderão ser retomadas na próxima semana.

A obra foi embargada no último dia 10 pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Em nota divulgada nesta terça-feira (24) pelo Inea, o embargo se deu com o objetivo de melhorar os estudos de gestão para a proteção da fauna local, mas que irá enviar uma equipe para vistoria na próxima semana, e dependendo do resultado da inspeção, poderá autorizar a retomada.

A obra foi iniciada em novembro de 2020 e acontece dentro de uma área de preservação ambiental: o Parque Estadual da Costa do Sol. Desde que foi paralisada, há 14 dias, moradores da região dividem opiniões. Para alguns, essa pavimentação é extremamente necessária, pois é uma rota de trabalho para muita gente, para outros, esta pavimentação vai tirar o sossego do Bairro.

A Prefeitura informou que está em contato com representantes do Inea e do Parque Estadual da Costa do Sol para resolver a questão. Em nota a prefeitura ressaltou que possui todas as licenças, inclusive a do Inea, para a execução da obra.

Segundo o Executivo, em decorrência da licença foi enviado ofício ao Inea, com data de 11 de agosto de 2020, para que o órgão gestor do Parque Estadual da Costa do Sol Anita Mureb – PECS apresentasse condicionantes, caso fosse necessário.

Ainda em nota, a cidade declarou que até o momento da notificação, não houve manifestação do órgão gestor do Parque Estadual da Costa do Sol com relação aos condicionantes.

A administração de Saquarema informou ter sido surpreendida com a emissão do Auto de Embargo Cautelar de Obras expedido por agente do Inea e que o documento apresentado é inconclusivo pois, segundo a prefeitura, não especificou qual seria a irregularidade encontrada na obra.

Questionados se retornarão a obra imediatamente após liberação do Inea e sobre o prazo para fim da drenagem e pavimentação a Prefeitura de Saquarema não respondeu.

Fonte: plantaoenfoco

Author: admin

1 thought on “Obra embargada em Vilatur (parque estadual de Saquarema) pode ser liberada.

Comments are closed.