O verão está chegando em Vilatur (Saquarema/RJ).

Solstício marca a chegada do verão no Hemisfério Sul neste sábado, 21/12/2013, às 14h11min.

Sol incide com mais intensidade no Hemisfério Sul, marcando a chegada da estação.

Vejam o belo por do sol em Vilatur no verão de 2011.

Por-do-Sol-Vilatur-Saquarema(1)

Astrônomo explica momento em que acontece a menor sombra do ano no trópico.

Ao mesmo tempo que o universo é grandioso, consegue ser detalhista. A angulação da Terra, a posição do sol, a influência da lua e a velocidade dos corpos celestes se combinam para um acontecimento de um instante. Neste momento, que ocorrerá amanhã, às 14h11min, as sombras se encolherão no menor tamanho possível e darão lugar ao verão.

O momento é chamado de solstício (“sol parado”, em latim) de verão. É quando os raios solares incidem com maior intensidade no Hemisfério Sul do planeta. A radiação, neste instante, chega perpendicularmente ao Trópico de Capricórnio — uma linha imaginária ao sul do Equador.

As cidades que passam por essa linha — como as paulistas de Sorocaba e Ubatuba — não terão sombra às 14h11min deste sábado. Isso ocorre porque o sol estará mirando seus raios exatamente sobre o Trópico de Capricórnio. Se um fio ligasse o astro-rei ao solo terrestre formaria um ângulo de 90 graus com o chão desses municípios. Ou seja, por lá não haverá lugar plano sem sol.

Vejam mais fotos do por do sol no verão de 2011 em Vilatur.

Estas fotos foram tiradas em 05 de Fevereiro de 2011 por volta das 19h30min – clique nas fotos para ampliar.

Por-do-Sol-Vilatur-Saquarema(6) Por-do-Sol-Vilatur-Saquarema(5) Por-do-Sol-Vilatur-Saquarema(4) Por-do-Sol-Vilatur-Saquarema(3) Por-do-Sol-Vilatur-Saquarema(2) Por-do-Sol-Vilatur-Saquarema(1)

Ritual de Solstício de Verão por Rita Barreto:

Retirado do site Somos todos um:

Celebrado no Brasil em Dezembro (na entrada de Capricórnio), é a noite mais curta do ano, quando todos os tipos de fadas e elfos andam correndo soltos por toda parte. Esses dias e noites do Solstício de Verão estão repletos de grande poder e magia; são tempos para realizar rituais que vicejam com prodigalidade na estação, quando a vida é mais fácil e há tantas horas de luz diurna que nos permitem realizar todas as tarefas com tempo de sobra para o repouso e o divertimento. No hemisfério norte, convocam-se todas as “tribos” da tradição pagã para que venham e se divirtam juntas.

O Solstício de Verão é um ritual de festa e alegria. Trocam-se presentes mágicos, faz-se um grande festa para agradecer à todas as energias pelo verão, pelas frutas que estão nos pés, pelo Sol, que nessa época do ano brilha mais tempo no céu. À partir desse dia há um declínio do sol, os dias começam a ficar mais curtos e começamos a armazenar forças para o outono. Tradicionalmente as ervas colhidas nesse dia são muito poderosas.

O fogo marca este dia como aquele em que a luz do Sol permanece por mais tempo no Céu. Esta é a melhor época para queimar as preocupações do ano que passou.
No calendário Celta, este dia é chamado Litha, e homenageia a deusa da
água. Muitos povos europeus também homenageavam o Homem Verde, símbolo folhoso do ressurgimento da natureza, contrapartida do egípcio Osiris.
O festival Taoista homenageia o Celeste Imperador Shang-Ti e celebra a
presença ativa do Tao (Absoluto) em todas as coisas. Este é o tempo em que a força masculina Yang está no seu pico e inicia a estação de fogo. No hemisfério Sul é época de luz máxima, enquanto que no hemisfério Norte é o tempo em que o Sol renasce após a noite mais longa.

Há muito tempo observadas como épocas importantes para se harmonizar com as energias do ciclo solar, os solstícios e equinócios são agora reconhecidos como ocasiões importantes para uma ligação para a meditação, para a ascensão nossa e do nosso mundo.

Neste Solstício, o Sol estará em conjunção próxima com Vênus e Marte em Câncer e todos os três estarão se alinhando com Netuno, o planeta do Espírito. Isto irá nos encorajar a nutrir a auto-realização divina.O Solstício marca a necessidade de encontrar segurança interna através de nossa conexão com o Espírito, o EU INTERNO, e assim nossa resposta a outras pessoas e coisas vem do coração em vez de vir de um ego inseguro. A Lua, que rege o signo de Câncer, entrará em conjunção com Urano em Aquário, Indicando uma necessidade de despertar para esta conexão Divina.

Atualmente muitas pessoas se reúnem em locais sagrados por todo o mundo nos Solstícios e Equinócios para se conectar mais fortemente com a Terra e para ampliar o efeito da cura planetária.

Gostou? Então compartilhe !

Voltar para a página inicial

Author: admin

Deixe um comentário