Vídeos fantásticos: Sunrise na Praia da Massambaba (Vilatur – Saquarema)

Mais um vídeo da série “Isso é Vilatur”

Sunrise na Praia da Massambaba produzido pelo nosso Amigo Leonardo Cohen.

Leonardo Cohen além de produzir belos vídeos, também fabrica Luminárias Contemplativas em Vilatur.

Vilatur é um bairro litorâneo pertencente ao primeiro distrito do município de Saquarema, na região dos lagos do Estado do Rio de Janeiro. Está situado entre a Lagoa de Jacarepiá e a Praia de Massambaba.

A restinga de Massambaba, no Estado do Rio de Janeiro, fica a 13 km do centro de Araruama sendo a maior praia de Saquarema e que se estende por 15 km junto à restinga até Arraial do Cabo, contornando a lagoa de Araruama.
Na restinga de Massambaba encontram-se as lagoas de Jaconé Pequena, Vermelha, Pitanguinha, Pernambuca e Azul, além dos Brejos do Pau Fincado, Espinho, Grande e do Mosquito.

Por ser uma praia bem extensa, Massambaba recebe vários nomes nos municípios de Araruama e Saquarema, entre os quais Pernambuca, Vargas, Dentinho, Vilatur e Itaúna.

A região de Massambaba é a parte sul da região dos lagos, abrangendo os Balneários de Monte Alto, Figueira, Pernambuca na cidade de Arraial do Cabo, Praia Seca da cidade de Araruama e Ipitangas e Vilatur em Saquarema. A região tem enorme potencial turístico por abranger a maior porção de vegetação litorânea preservada no estado do Rio de Janeiro, ser banhada pela praia de Massambaba e pela Lagoa de Araruama, ideal para pratica de esportes náuticos, além disso é estratégica por ser próxima ao Aeroporto Internacional de Cabo Frio e ser a área da região dos lagos de intersecção com a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. No futuro poderá ser uma das regiões de turismo mais valorizado do Brasil devido aos projetos de resorts a serem instalados na região e a descoberta de poços de petróleo na bacia de Santos (onde está localizada a praia de Massambaba) que já está trazendo recursos dos royalties a região, podendo constituir no futuro um município de grande força no estado do rio de janeiro e no Brasil.

É excelente para a prática do surf, sendo as suas águas frias e transparentes.
A vegetação do local tem como seus principais exemplares cactus e gramíneas.
A região é propícia para a formação de salinas.

Depois da praia, a Reserva Ecológica e a Lagoa de Jacarepiá são outros dois grandes atrativos de Vilatur que já nasceu com a vocação para empreendimentos ambientalistas, visto estar situado no bairro o horto e a sede da extinta ADEJA (ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DE JACAREPIÁ), local onde a entidade realizava diversos trabalhos de caráter educacional e preservacionista. Outro ponto de destaque é a Lagoa Vermelha. Situada ao leste do bairro, é considerada como fonte de energia para o banho medicinal devido sua alta concentração salina (em torno de 104 ppm) e a presença de hidrogênio sulfuroso, preconizados no tratamento de doenças de pele e reumáticas.

No passado geológico mais recente, a Lagoa Vermelha mantinha contato com o mar durante o período das ressacas. Até hoje é possível verificar as evidências.

Situada entre as lagoas Vermelha e de Jacarepiá, a Lagoa de Jaconé Pequeno possui águas salgadas, sendo envolta pela vegetação de restinga. Seu acesso é feito através de uma trilha de caminhada leve, a partir de Vilatur. Veja o mapa aqui.

Veja mais vídeos de Vilatur aqui.

Gostou? Então compartilhe !

Voltar para a página inicial

Author: admin

Deixe um comentário