Fornecimento de água para Vilatur, existe uma solução?

Moradores e veranistas de Vilatur (Saquarema/RJ) sofrem com a falta d´água.

Falta-agua-Vilatur-Saquarema

A falta d´água continua atormentando a vida de diversas pessoas neste verão em Vilatur. Há relatos em nosso grupo no Facebook que, em alguns locais, o problema persiste desde o último dia de 2013. A falta d´água é frequente e,  quando volta, é tão fraca que não tem pressão para subir para as caixas d´água.

Segundo os participantes do grupo VilaturOnLine no Facebook, vários contatos já foram realizados com a Empresa que fornece água para Vilatur (Águas de Juturnaíba), mas nada ainda foi feito para solucionar este problema.

Existe solução?

Por José Roberto Arena:

Tenho certeza que quanto maior o fluxo de visitantes na temporada de verão teremos “água = ZERO” no pequeno reservatório que atende a Vilatur.

Estamos no final de linha em relação a Lagoa de Juturnaíba e, quem sabe, não seria VIÁVEL (matéria para estudos) a concessionária Águas de Juturnaíba, que abastece a nossa região, construir uma mini-estação na Lagoa de Jacarepiá, que atenderia, não só a VILATUR, como também bairros adjacentes. Em contrapartida, cuidariam da água de nossa Lagoa, nos dando apoio no projeto de construção de um cinturão ecológico (projeto AMILA) em forma de uma CICLOVIA  no entorno de nossa abençoada Lagoa, QUE CONSIDERO SER A ÚNICA MANEIRA DE REALMENTE PROTEGER A LAGOA DE JACAREPIÁ COM FISCALIZAÇÃO CONSTANTE PARA EVITAR  DESPEJOS IMPRÓPRIOS À LAGOA, E DAS QUEIMADAS NO  FILTRO DESTA, QUE SÃO AS TABOAS .

Há mais de 3 anos acompanho dia a dia o nível de água da lagoa, e como nosso amigo Vicente já detalhou, o nível sobe ou desce de acordo com as chuvas, mas períodos prolongados de menor índice pluviométrico, como no final dos anos 40 e entre 2000 e 2002, podem vir a secar a parte superior da lagoa, que é uma lâmina de água com média de 2,50 metros, mas abaixo disso uma tufa com mais de 5 metros até onde consegui medir, que dizem chegar a mais de 10 metros , armazena uma quantidade enorme de água, que jamais deixou nossos poços secos.

Lagoa de Jacarepiá em 11/01/2014:

Fotos de José Roberto Arena.

 
Gostou? Então compartilhe !

Voltar para a página inicial

Author: admin

Deixe um comentário