Saquarema possui uma das biodiversidades mais diversas do Estado do Rio de Janeiro e essa característica possibilita o encontro com animaizinhos muito especiais.
Essa corujinha, que faz seus ninhos em lugares como a praia de Vilatur e é uma das mães mais corajosas e protetoras da nossa cidade.
A coruja-buraqueira (ou Athene cunicularia) é uma coruja que se destaca por seu comportamento peculiar de viver em buracos no solo, em vez de em árvores, como outras corujas. Ela é também conhecida como “coruja-do-campo”. Essa espécie é muito comum em áreas abertas, como beira de praias, campos, pastagens e até perto de estradas.
Ela é uma coruja de porte pequeno, com penas em tons de marrom e branco, e tem um olhar bem expressivo, o que a torna bastante simpática. Uma característica interessante é que elas se alimentam de pequenos animais, como roedores e insetos, e têm uma vida social interessante, frequentemente vivendo em grupos.
Muito importante que a gente faça nossa parte e proteja a vida animal, possibilitando que continuem convivendo pacificamente com todos.
Agora me conta. Você já teve a chance de ver algum animal silvestre em Vilatur?