Incêndio no brejo da Lagoa de Jacarepiá (Vilatur – Saquarema)

Incêndio de grandes proporções na Reserva de Jacarepiá.

Matéria de José Roberto Arena

No final da tarde de hoje, 21/08/2013, imensos rolos de fumaça negra assustaram moradores de Vilatur e adjacências. Vilatur é um bairro do Município de Saquarema – Região dos Lagos, RJ.

Como em todo mês de agosto, queimadas com ventos fortes e brejo seco geram destruição em 1400 metros de comprimento de grande área do brejo da Lagoa de Jacarepiá . A cada ano que passa aumenta a destruição da fauna de nossa lagoa. Volto a colocar a disposição do INEA  ou a quem de interesse, projeto preliminar de um cinturão de segurança com 14 km de extensão em forma de uma ciclovia ecológica para que no mínimo possamos monitorar o entorno da lagoa.

Meu maior receio é de ver queimada a mata com grandes árvores na ilha existente na lagoa, o processo de recuperação da vegetação do brejo demora de 6 meses a 1 ano mas a da mata demorará de 50 a 100 vezes mais, espero que a coordenação da FAETEC  do curso técnico de meio ambiente venha a nos dar apoio nessa luta (AMILA)  pela preservação da natureza e do melhor índice de oxigênio da região dos lagos , graças a tudo que delimita o bairro de Vilatur (Saquarema – Região dos Lagos, RJ).

Neste mesmo dia, a Pousada Recanto Recanto do Quati entrou em contato com o INEA para fazer a comunicação do incêndio e teve a seguinte orientação para estes casos:

Ligar, imediatamente,  para os Bombeiros;
Sendo área de Reserva, que é praticamente tudo ali , temos que ligar para o INEA – APA MAssambaba (22) 2661-2720 ( até às 20:00 hs). Ainda não há telefone de emergência pq estão com pouco pessoal e os novos guarda-parques que entraram agora estão em treinamento.

Veja aqui todos os números de telefones

Enfim, temos que contar com os moradores, como o Profº Sérgio e o José Roberto Arena, que tiraram as fotos, filmaram e denunciaram.

Veja mais vídeos de Vilatur aqui.

Gostou? Então compartilhe !

Voltar para a página inicial

Author: admin

4 thoughts on “Incêndio no brejo da Lagoa de Jacarepiá (Vilatur – Saquarema)

  1. OI LEO, EU JA PRECISEI DO INEA E NAO OBTIVE RESULTADOS, TINHA GENTE CORTANDO ARVORES IMENSAS EM FRENTE A MINHA CASA E NADA FOI RESOLVIDO,NAO HAVIA CARRO, OS TOCOS DA ARVORE FICARAM POR MAIS DE UMA SEMANA AQUI. TENHO UM VIZINHO QUE QUEIMA LIXO E O MATO CONSTANTEMENTE,MAS E AMIGO DO FISCAL E NADA ACONTECE. O INEA E UM CABIDE DE EMPREGO FEDERAL, VOCE PASSA EM PRAIA SECA E VE O MONTE DE CARROS DENTRO DO ESTACIONAMENTO E ACHO QUE A MAIORIA QUE TRABALHA AQUI NAO SAO DA CIDADE, EU FUI RECLAMAR UMA QUEIMADA E O DIRETOR ERA DO SUL DO BRASIL. SE NOS TEMOS UM OUVIDOR DO QUILATE DO NOSSO EM SAQUAREMA, EU CREIO QUE O INEA NAO FICA ATRAS COM INCOMPETENTES TAMBEM. NEM SE INTERESSAM PELA PROTECAO DA RESERVA! TAO POUCO SE LIXANDO. ISSO E BRASIL INFELIZMENTE! E ELES, ESTAO GANHANDO SEUS SALARIOS SEM PROBLEMA PRA QUE SE PREOCUPAREM?

  2. Pessoal vamos proteger esta lagoa. Não podemos perde-la de novo. Algo tem que ser feito. Todos os moradores e veranistas tem que defender. Frequento esta lagoa desde quando era bebe. Foi uma tristeza imensa quando secou. Minha paixão por este local contagiou minha noiva também que hoje ama esta lagoa. O que podemos fazer?

Deixe um comentário