Lagoa de Jaconé

A bela Lagoa de Jaconé

A bacia hidrográfica da lagoa de Jaconé abrange cerca de 30 km², abarcando parcelas dos municípios de Saquarema e Maricá. É delimitada pelas serras de Jaconé e Mato Grosso e pelo Morro da Tapera, com ponto culminante a 650m de altitude. O rio Grande de Jaconé é o principal afluente da lagoa, tendo suas cabeceiras na serra de mesmo nome, em altitudes da ordem de 560m. Além dele, a lagoa recebe a contribuição de brejos laterais que acumulam as águas que descem das serras através de vários córregos diminutos.

A lagoa de Jaconé, palavra tupi que significa “jacu fedorento”, situa-se a 3,4 km a oeste da lagoa de Saquarema. Tem cerca de 4 km² de superfície, 8km de perímetro, 2,8 km de comprimento e 1,3 km de largura, sendo rodeada por brejos.

Propícia para pesca de tarrafa e embarcada, possui águas esverdeadas, que se tornam turvas quando há ventos fortes. Ao redor há vegetação típica de mangues e brejos. Muito próxima do mar.
De acordo com a UFF, a salinidade média da lagoa é de 5 psu, sendo o tempo que leva para renovar 50 % do volume de água estimado em 25 dias. Relatório do extinto Departamento Nacional de Águas e Saneamento – DNOS, escrito em 1943 e denominado “Saneamento das Baixada Fluminense” cita que ela tinha “aproximadamente 6km de comprimento por 3 de largura”.

Antigamente, a lagoa esgotava suas águas para o oceano através de um canal provisório que era aberto naturalmente ou pelos braços dos pescadores, na praia de Jaconé. Nos anos de 1950, foi escavado o canal Salgado, com mais de 5,5 km, interligando-a com o saco de Urussanga (ou Mombaça). Referido canal foi construído para drenar a área de brejo e permitir o loteamento. Com a escavação, formaram-se dunas a sua margem.

Estudo realizado pelo CREA apurou profundidades de 30 cm nas margens da lagoa e de até 1,5m no centro. A construção do canal Salgado aumentou a salinidade da lagoa devido ao influxo proveniente da lagoa de Urussanga, mas o teor de sal permanece ainda muito baixo.

Os usos da lagoa incluem recreação, pesca artesanal e amadora e habitat da fauna, que agrupa peixes, jacarés e aves aquáticas. A lagoa é também empregada como recurso paisagístico para venda de terrenos do loteamento próximo. Não existem estudos sobre sua biodiversidade. Ao longo da orla sul da lagoa espalha-se a área urbana de Jaconé, cuja maioria da população é flutuante, sendo formada por veranistas de temporada ou fins de semana. 

Como chegar

  • Ônibus: Pegar ônibus da viação Rio Lagos sentido Jaconé e saltar próximo ao DPO de Jaconé e andar cerca de 1km até chegar à Lagoa. veja o mapa aqui.
  • Carro: Seguir pela Av. Ministro Salgado Filho (Praia da Vila) até a entrada de Jaconé e seguir este mapa.

Voltar para Pontos Turísticos de Saquarema