WSL anuncia Saquarema (RJ) como sede da etapa brasileira do CT em 2017.

Saquarema está de volta!

Etapa brasileira do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour muda no ano que vem do Postinho da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro para a Praia de Itaúna em Saquarema.

Foto: © WSL / Smorigo.
Foto: © WSL / Smorigo.

A praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), acaba de ser anunciada pela World Surf League (WSL) como opção principal para a realização da etapa brasileira do Championship Tour em 2017.

Será a segunda vez que a cidade receberá os integrantes da elite mundial. O Tour já passou pelo lendário point de Itaúna em 2002, quando o australiano Taj Burrow ficou com o título.

Desde 2011, quando saiu de Imbituba (SC) para o Rio de Janeiro (RJ), a etapa brasileira do CT tinha sua sede principal na Barra da Tijuca. No início, o palanque principal ficava situado no Barramares. A pedido dos atletas, a WSL mudou a base para o Postinho.

Mick Fanning e Taj Burrow no pódio do CT em Saquarema, em 2002. Foto: Ricardo Macario.
Mick Fanning e Taj Burrow no pódio do CT em Saquarema, em 2002. Foto: Ricardo Macario.

Algumas baterias chegaram a rolar no Arpoador em 2011 e 2012, mas o pico deixou de ser opção devido às dificuldades logísiticas.

Este ano, depois de muita pressão dos atletas em virtude da poluição na Barra da Tijuca, a WSL instalou um palanque na praia de Grumari, que passou a ser sede principal e recebeu a primeira fase, mas a qualidade da onda não agradou muito.

A World Surf League (WSL) anuncia que o Rio Pro 2017 mudou sua sede do Postinho da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para a Praia de Itaúna, em Saquarema. O Postinho foi o palco principal da etapa brasileira desde 2012, mas questões como a qualidade das ondas e da água do mar nos últimos anos, levaram a WSL e os organizadores do evento a procurar um novo local no Brasil.

Itaúna, Saquarema. Foto: Pedro Monteiro.
Itaúna, Saquarema. Foto: Pedro Monteiro.

Saquarema já foi utilizada pela WSL para eventos do Qualifying Series (QS) em temporadas anteriores e vai receber os melhores surfistas da elite da Samsung Galaxy WSL Championship Tour pela segunda vez desde 2002.

“É com prazer que posso confirmar a mudança do Rio Pro 2017 para Saquarema”, disse Kieren Perrow, Commissioner da WSL. “Os atletas serão beneficiados com a consistência e o potencial para ondas excelentes na Praia de Itaúna. O Postinho era muito legal, mas não tivemos muita sorte com as ondas lá e a qualidade da água recentemente tem sido um desafio muito grande. Estamos comprometidos em manter o Circuito Mundial no Brasil e muito animados com a oportunidade de realizar mais um evento memorável para os fãs do mundo inteiro”.

Praia de Itauna. Foto: WSL / Smorigo.
Praia de Itauna. Foto: WSL / Smorigo.

“Queremos também agradecer ao prefeito Eduardo Paes, a Riotur, pelo apoio incondicional a World Surf League e ao Rio Pro por todos esses anos, e a todos na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro por terem sido sempre tão acolhedores”, complementou Kieren Perrow.

O último vencedor do Oi Rio Pro no Postinho da Barra da Tijuca foi John John Florence e Tyler Wright ganhou a competição feminina. A australiana já foi coroada como a campeã mundial da World Surf League em 2016, durante o Roxy Pro France. E o havaiano é o atual líder no ranking do WSL Jeep Leaderboard.

O calendário completo do Samsung Galaxy World Surf League Championship de 2017 será divulgado no dia 15 de novembro de 2016.

Por Dave Prodan
Versão em português: Gabriel Gontijo – WSL South America

Author: admin

Deixe um comentário