Saquarema recebe teatro móvel solar.

Sol e teatro a bordo de um contêiner. Essa foi a forma que um grupo de artistas de Santos (SP) escolheu para levar seus espetáculos  pelo país: um palco itinerante iluminado com a energia do sol. O Teatro a Bordo é o primeiro teatro móvel solar do Brasil e estaciona em Saquarema nos dias 11 e 12 de setembro, numa parceria da CCR ViaLagos com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura.  A programação está recheada de atividades culturais gratuitas distribuídas por toda a cidade: visitas às escolas, cortejos, oficinas educativas, peças de teatro e apresentações de artistas locais.

Teatro-movel-solar-Saquarema

Contêiners circulam pelas estradas, trilhos e portos transportando produtos, mas o do Teatro a Bordo, além de levar diversão e cultura, percorre uma rota bem diferente. Com quase oito anos de estrada e uma bagagem de mais de 300 mil espectadores em aproximadamente 150 cidades brasileiras, o projeto, traz uma novidade nesta temporada: um sistema capaz de gerar eletricidade solar. “Apostamos na energia limpa como matriz energética do futuro e por isso instalamos módulos fotovoltaicos no nosso contêiner-teatro, para transformar a energia solar em energia elétrica. Com ela suprimos 100% da demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos. Além de ser muito inspirador contar com a presença do sol durante à noite, estamos utilizando energia limpa, aliando arte e sustentabilidade na democratização do acesso à cultura”, explica Talita Berthi, idealizadora e produtora do Teatro a Bordo.

Programação

O Teatro a Bordo oferece diversidade em sua programação: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.

As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco e uma grande tenda é armada na praça para as apresentações gratuitas e abertas ao público.

Programação livre para todas as idades. 

Local: PRAÇA OSCAR DE MACEDO SOARES – CENTRO – SAQUAREMA/RJ

Gratuito

DIA 11 DE SETEMBRO – sexta-feira (A chegança dos artistas)

11h00 e 14h00 – CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NAS ESCOLAS

14h00 às 17h00 –  Oficina-Intervenção BONECOS BRINCANTES

17h00 – CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NA CIDADE

DIA 12 DE SETEMBRO – sábado (As apresentações na praça)

14h00 às 16h00 – Oficina-Intervenção BONECOS BRINCANTES

16h30 – Teatro EMBORNAL DE HISTÓRIAS

18h00 – Apresentações dos Artistas da cidade

19h30 – Vídeo

20h00 – Teatro DE SOL A SOL

Sinopses:

CORTEJO DE CHEGANÇA 

A Caravana Teatro a Bordo se reúne na praça da cidade com sua trupe de artistas e músicos e faz um cortejo pelas escolas e ruas da cidade para convidar o público a participar das jornadas de atividades gratuitas.

BONECOS BRINCANTES

Oficina-Intervenção. Duração de 120min.

De maneira descontraída e para todos os públicos, os oficineiros ensinam como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva com os bonecos confeccionados será criada e encenada junto a todos os participantes da oficina.

EMBORNAL DE HISTÓRIAS

Espetáculo de teatro. Duração de 50min. Com Grupo Teatro Aberto.

Dois contadores de histórias se encontram e dividem suas experiências de viagens pelo mundo. A tradição oral em primeiro plano, com narração de contos recolhidos por Câmara Cascudo.

DE SOL A SOL

Espetáculo de teatro. Duração de 60min. Com Grupo Teatro Aberto.

Em um misto de ficção e realidade, De Sol a Sol conta as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de seu contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares.

Fonte: Prefeitura de Saquarema

Gostou? Então compartilhe !

Voltar para a página inicial

Author: admin

Deixe um comentário