Seca da Lagoa de Jacarepiá e muito lixo nas ruas e reserva de Vilatur (Saquarema).

Por José Roberto Arena:

Esperava passar um bom tempo sem falar em queimadas, lixo , tudo que cada vez mais destrói uma natureza tão linda como a que envolve o bairro de Vilatur no Município de Saquarema (RJ).

FOGO  no brejo em VILATUR (5)

Em 10 de Janeiro de 2015, ao realizar meu passeio matinal constatei que a Lagoa de Jacarepiá está prestes a secar. Podemos ver garças pousadas no meio da lagoa, várias queimadas nos brejos e matas, me chamando a atenção para a grande quantidade de televisões velhas jogadas na Reserva de Jacarepiá e na Estrada dos Cajueiros (com suas lentes prontas para ocasionar focos de incêndio), despejos de restos de obras na reserva (seriam muito bem aproveitados se fossem compactados e jogados nos grandes buracos que vem aumentando e quebrando carros nessa Estrada e uma grande arvore queimada na curva da fazenda, que também oferece condições para um sério acidente.

Confiram nas fotos:

Para ver as fotos em tela cheia, basta clicar no símbolo  Ampliar-foto , localizado no canto superior direito.

 

Para saber informações sobre a foto, basta clicar no Informacao-foto , localizado no canto inferior esquerdo.

*A seca ou estiagem é um fenômeno climático causado pela insuficiência de precipitação pluviométrica, ou chuva numa determinada região por um período de tempo muito grande.

Existe uma pequena diferença entre seca e estiagem pois estiagem é o fenômeno que ocorre num intervalo de tempo ou seja a estiagem não é permanente, já a seca é permanente.

Este fenômeno provoca desequilíbrios hidrológicos importantes. Normalmente a ocorrência da seca se dá quando a evapotranspiração ultrapassa por um período de tempo a precipitação de chuvas.

A diminuição do volume de água no Mar de Aral é considerado um dos maiores desastres ambientais e humanos da história, que produziram uma situação de seca. (Fonte Wikipédia)

Gostou? Então compartilhe !

Voltar para a página inicial

Author: admin

Deixe um comentário