Festa de Corpus Christi em Saquarema terá premiação para os melhores Tapetes de Sal.

Os três melhores tapetes de sal serão premiados em Saquarema por ocasião da festa de Corpus Christi.

procissao-corpus-christi

A Prefeitura de Saquarema, em parceria com as Paróquias de Nossa Senhora de Nazareth e de Santo Antônio, convidam a todos para participar dos tradicionais “TAPETES DE SAL”, que são confeccionados anualmente pela comunidade para a passagem da Procissão de Corpus Christi.

Tendo como tema deste ano “Eucaristia, Liberdade e Paz”, os tapetes serão confeccionados nas ruas Dr. Luiz Januário, Cel. Madureira e Segisfredo de Oliveira Bravo, das 19 horas do dia 18 de junho (quarta-feira) às 13 horas do dia 19 (quinta-feira).

Ressaltamos que as inscrições já estão abertas das 09 às 17 horas, até o dia 18 de junho, na Secretaria Municipal de Turismo – Avenida Saquarema, s/nº, Praça dos Pescadores, Centro, e na Subsecretaria de Cultura – Rua Cel. Madureira, nº 88, em frente à Prefeitura.

Acrescentamos, ainda, que este ano o evento traz novidades. Serão premiados os três melhores tapetes, que serão julgados pelo conjunto da obra (beleza, criatividade e interação com o tema proposto). O resultado da avaliação e a entrega das premiações acontecerão no palco do evento, ao término da Missa que se iniciará às 16 horas, logo após a passagem da Procissão, e a premiação obedecerá a seguinte ordem:

  • 1º Lugar – 1 Notebook
  • 2º Lugar – 1 Impressora
  • 3º Lugar – 1 Tablet

Fonte: Notícias da Região dos Lagos

Você sabe o que significa o feriado de Corpus Christi?

Corpus Christi é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa cristã, baseado em tradições católicas. É realizada na quinta feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Para os católicos, é obrigatório participar da missa neste dia. É uma festa tradicional comemorada desde a chegada dos portugueses.

A Igreja Católica, no século XIII, sentiu necessidade de realçar a presença real de Cristo no pão consagrado. A festa foi instituída em 11 de agosto de 1264 pelo Papa Urbano IV, para ser celebrado na quinta feira após a festa da Santíssima Trindade, ou seja, 40 dias após a Páscoa. Foi decretada em 1269. Em outras palavras, é uma festa religiosa para lembrar e representar a presença de Deus.

A festa é uma ótima oportunidade para a solidariedade. Os fiéis fazem doações para ajudar as famílias mais necessitadas e para as obras sociais mantidas pela igreja.

O feriado no Brasil e os famosos tapetes de sal

No Brasil, têm-se o costume de enfeitar as ruas com tapetes feitos com flores, serragem ou sal, com desenhos de inspiração religiosa. É uma tradição no Brasil principalmente nas cidades históricas. São bastante famosos os belíssimos tapetes coloridos feitos de sal, que se estendem pelas ruas das cidades por longos metros. Trata-se de um belo espetáculo que reúne tradição, fé, cores e arte. Os tapetes são feitos de serragem, tampinhas de garrafa, flores, galhos de árvores, areia colorida, entre outros materiais. A organização e confecção destes tapetes começa ainda na quarta-feira, e geralmente se estende pela madrugada. Os tapetes são confeccionados ao longo de todo o trajeto da procissão. É um trabalho que pode durar até doze horas.

Muitas procissões recebem milhares de pessoas devido à beleza das ruas por onde passam. Estes tapetes já são tradicionais da celebração do feriado de Corpus Christi e chamam atenção de quem passa. São detalhados e muito coloridos. Também são colocados nas ruas painéis com expressões e mensagens de fé. (Retirado do site Tudo Sobre)

Gostou? Então compartilhe !

Voltar para a página inicial

Author: admin

Deixe um comentário